SOFT SKILLS E HARD SKILLS
- equipe advenas
- 18 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de nov. de 2022
No mundo do trabalho existem certas habilidades que são valorizadas e elas são denominadas como SOFT SKILLS e HARD SKILLS. Cada vez mais, elas são usadas nas seleções para identificar e avaliar com mais precisão as habilidades de um candidato a ser contratado.
As soft skills são habilidades e competências que falam sobre o comportamento humano, ou seja, como a pessoa lida em grupo e com as suas próprias emoções. A quantidade das suas soft skills vai depender de como lida profissionalmente com as situações e é o que vem sendo mais valorizado, já que não basta contratar um funcionário tecnicamente qualificado se ele não souber lidar com pressão ou trabalho em equipe.
As 7 soft skills mais requisitadas são:
Inteligência emocional: É a qualidade que fala sobre lidar com as próprias emoções e sentimentos no dia a dia. Lidar com a pressão e com o autocontrole é uma das habilidades mais procuradas.
Flexibilidade: É a capacidade de lidar com as crises e mudanças que podem acontecer na sua rotina, como se adequar às demandas.
Comunicação eficaz: É de extrema importância saber passar as informações de forma eficaz e com clareza, para que consiga expor as suas ideias e escutar os outros.
Resolução de problemas: Ter criatividade para pensar em resoluções para os problemas que podem acontecer é muito valorizado.
Trabalho em equipe: Saber trabalhar em harmonia e conseguir negociar suas opiniões com a equipe, esse saber trabalha o seu posicionamento e a sua escuta.
Resiliência: Saber lidar com os problemas que podem surgir, colaborar para não desistir e seguir em frente.
Proatividade: Se colocar à frente das responsabilidades, tendo uma visão de futuro, identificando as necessidades para antecipar os problemas. Esse saber trabalha a sua autonomia e a individualidade.
Comments